quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Transformação

"Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos" (Marcos 2:21-22).

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 
2 Coríntios 5:17

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
Efésios 4:22-23


Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.( Allan Kardec).

Por ocasião da tarefa de Jesus o vemos transformar , dar nova forma no entendimento de Deus.
Jesus quebra o olho por olho e inaugura a era do perdão.
Jesus tira das mentes a idéia do sacrifício no templo para remissão dos pecados e transforma o contato com Deus no templo de pedra para o contato com Deus no templo do coração.
E todos os atos de Jesus reflete demolir o velho e construir o novo.
Nós como bons seres humanos que somos temos uma imensa dificuldade a mudanças pois estamos enraizados em "velhas crenças", e isso nos representa estagnação. 
Mas porque agimos assim pelo medo do novo, pela insegurança?
Adentrarmos ao espiritismo com velhas crenças e hábitos, e ainda como bons brasileiros damos um jeitinho, sendo assim passamos entender muitas vezes reforma, como transformação e difere muito...
Quando você reforma uma calça velha você deu nova aparência ao velho, como se colocasse um remendo, se remenda o aparente novo continua sendo o velho tecido gasto e carcomido, se coloca remendo com tecido novo para concertar o antigo fica evidente a reforma, e ninguém quer que sua maquiagem ou seu concerto fique visível...
E o que eram os odres? 
Os odres eram recipientes feitos de pele de porco, carneiros ou outro animal para guardar líquidos. 
Quando se colocava o suco de uva nos odres a fermentação leva a esticar o couro, como era sabido por todos que se colocasse vinho em odres velhos eles não suportaria pois ja tinham sido esticados ao seu máximo, então para colocar vinho novo tinha que ter odres novos.
E vinho significa vida.
Ou seja, não se coloca vida nova em roupa ou recipiente velho e sim em novo, olha a  grande lição que Jesus transmite em um parágrafo e vamos analisar somente vida como postura em outro momento pensaremos em reencarnação.
Os cristãos primitivos entendiam que seguir Jesus implicava viver uma nova vida partindo da vivência do amor , e Paulo o converso de Damasco ia longe tão longe como aos dias de hoje nos elucidando o que sabemos e temos como atual.  
"E vos renoveis no espírito da vossa mente."
Renovar no espirito da mente...
Renovar na essência da mente... 
A proposta espirita de essência cristã que vem ampliar estes conhecimentos, vem mudar o que acreditávamos sobre céu e inferno, penas e recompensas.
Ao mergulhar na essência doutrinaria faça como Francisco de Assis , ao devolver as roupas ao seu pai ele despia-se do que o vinculava as velhas crenças para estruturar sua veste do mundo novo em que resolvera viver...
A palavra evangelho tem um significado peculiar, ou seja , boa nova , ao encontrar o evangelho permita banhar-se pelo novo.
Nada que diga respeito ao Cristianismo representa velho , nada que fale de espiritismo sustenta velho ou se sustenta pelo velho.  
A nossa visão de templo passa ser o interior do ser humano, na mais o templo de pedra onde ia buscar Deus, mas o templo que deve abrigar a pura essência do ser , dentro dessa essência que encontramos Deus, então o centro espirita para nós representa a casa dos espiritas, casa onde se divide o que se aprende, pois como diz Paulo Freire : " Onde quer que haja homens e mulheres, ha sempre o que ensinar, ha sempre o que aprender", temos então uma escola de pensamentos que trabalha ou ensina-nos a usar nossas ferramentas interiores, de forma nova, diferente ao que se acostumou através dos milênios no ir e vir a esta escola ou escolas semelhantes a esta.
E algumas das estruturas que o espiritismo destrói é : castigo , pecado, culpa... 
Ou seja Deus não castiga e nem nos recompensa, ele apenas nos ama e nos atrai através de sua essência, através do que possuímos de divino, ou seja, o amor. 
Suas leis que presidem a tudo no universo age em nos e por nos, a lei de Deus gravada em nossa consciência age em nossa vida, e quando optamos por amar nosso ser mais sente o benfazejo estado de alma e sente recompensado, e entende esse retorno como divina recompensa, pois ainda não vive esse amor pleno, ou de forma plena e tem momentos desse  amor e se sente retribuído, nisso que o convite de amor seja assimilado de forma integral ou inteira em nossas vidas.
Então como seria viver o amor de forma integral em nossa vida...
Transforme-se... 
E o que vem a ser transformar ?
Transformar palavra do Latin: Trans = através + formar = dar nova forma. Significado : mudança de forma.
O que isso implica no uso do conhecimento espirita?
Em mudar a forma como entendemos com o vinho novo , ou a vida nova a partir da boa nova que é o amor...
Mas o amor não surge de fora , surge de dentro ou seja do interior do indivíduo para fora e o primeiro a beneficiar disso somos nos.
Precisamos  entender que para ser espirita você precisa ser, ai tem gente que desenrola um rosário, nãé ser o perfeitinho de Lima ou o sobrenome que quiser dar...
"Ser espirita" é possuir a consciência "que o amor cobre a multidão de pecados" como diz Pedro
Pedro disse eu o parafrasearia dizendo que o amor transforma o que se acredita errado.
Partindo do principio que o amor vem de dentro de si ele toca primeiro o seu recipiente ou seja o odre o qual, o abriga,ou seja, nós . 
Pare de se olhar e ver imperfeições  em si mesmo, desligue-se emocionalmente de suas imperfeições  e ligue-se em suas virtudes, pois quando você se vê egoísta e se desdobra em analisar esse egoísmo , você vive essas emoções, não estou te convidando e joga-lo como se fosse uma sombra , mas olha-lo com a maturidade espiritual que já possui e ver que ele te conduziu ao longo de incontáveis existencias do nosso primário entendimento  nascendo lá no instinto de sobrevivência, entendamos que esse antigo sentir, essa antiga energia que nos preservou a vida, defendendo o alimento, defendendo o clã , defendendo suas terras,  precisa de uma nova forma, pois essa energia a trouxe ate aqui, ou seja ela te serviu para superar o  em  seu beneficio no ter e no possuir, e hoje você entendeu que isso precisa mudar...
E dar nova forma a energias que nos impulsionaram e ver o oposto de cada uma delas , o amor que sai de meu interior ele projeta-se para forma de mim em busca do mundo, esse amor projeta-se, expressa-se no outro em nosso irmão, transformamos o egoísmo em altruísmo, eis o segredo da transformação espirita é assim por diante o oposto da vaidade seria a humildade, não e deixar de estar bonito(a) ou ter asseio, é ser humilde. Inveja representa o desejar o do outro para si, o caridoso dá de si com amor, para o outro e assim por diante e quando  olhar novamente verá que as coisas velhas , seus sentimentos velhos já se passaram, e tudo se fez novo.
E como espirita temos uma singela mensagem transformadora e em sua pureza.
Não coloque-a em odres velhos, pois arrebentara e perdera seu vinho ou sua vida.   
Ao adentrar a doutrina espirita esvazie-se de pensamentos decrépitos e tome posse do novo.
Novos paradigmas...
Novos conceitos...
Novas interpretações.
E viva a nova vida de amor...
Viva a vida nova da compreensão.
Viva a nova liberdade...
Viva a felicidades.
Viva o amor.
Seja livre.
Seja Espirita…



2 comentários: