terça-feira, 20 de março de 2012

Os simples

Bem aventurado os pobres de espirito pois deles é o reinos dos céus. (Mateus CAP. 5 verso 3)

Quando olho essa bem aventurança lembro-me de Gandi em dois momentos de sua vida que se popularizaram e chegaram até mim de forma oral diversas vezes, e repetidas por diferentes bocas.
"Se fosse perdido todos os livros sacros da humanidade e restasse somente o sermão do monte nada estaria perdido".
O outro momento segundo ouço muito falar que estava Gandi a vislumbrar a vitrine de um shopping center em Londres e sorrindo, um de seus cicerones disse-lhe : "o senhor esta encantado com algo pode escolher e serás um presente da rainha." Responde-lhe Gandi : " Sorrio de felicidade de ver tanta coisa que não preciso." 
Recorro ao Evangelho segundo o Espiritismo para mergulhar no mundo de Jesus pela ótica dos Espíritos  em seu capitulo Vll a definição de pobre de espirito "simplicidade de coração e humildade de espirito".

Hoje se popularizou a palavra humildade que é entendida como ausência de bens materiais , ou como pobreza e penúria, mas o sentido aplicado por Kardec, e que também se aplica a palavra é o sentido derivado do Latin, humilitas  pequenez, modéstia ou ainda, Capacidade de reconhecer os próprios erros , defeitos ou limitações

Partindo destes princípios entendemos Jesus , pois a sua época espíritos fortes eram considerados pessoas que se empunham pela força ou inteligência, então para Jesus as pessoas simples possuiriam o reino dos céus , pois assim como Gandi não precisaria de muitas coisas para viver.
As pessoas que possui poucas necessidades materiais, e sente poucos anseios materiais,  seus anseios estão além, da matéria e suas aquisições estão nos céus.
E o que seria o céu ?
Um estado de satisfação da alma... 
O indivíduo sabe a pequenez ante o seu criador , e se dobra satisfeito ante a criação identificando-a e identintidicando-se com o todo, seu olhar volta-se ao infinito e reconhece seu saber limitado, "tudo que sei, é que nada sei."
Encontra-se no oposto ao orgulho...
Que é o orgulho  ?
E uma das forças propulsoras que impulsionou-nos em nossa evolução até o ponto onde estamos , e não precisamos esconde-las , mais que precisamos transforma-las. 
Como adquirimos a simplicidade ?
Tomemos Jesus como nosso modelo ...
Jesus tratava assuntos profundos com tamanha simplicidade fazendo que suas palavras alcançasse letrados e iletrados, pois ensinava o que escapava a compreensão do povo a partir do que lhes eram comum, o verbo de Jesus era para todos...
Jesus convidou Pedro que estava pescando a ser pescador de almas...
Convidava os agricultores a semear o amor...
Suas respostas eram precisas e atendia as necessidades...
Nada em Jesus era complicado ou difícil...
A opção de simplicidade representa a opção de descomplicar a vida...
Existe pessoas que você faz uma pergunta que a resposta seria um simples sim ou um simples não e você ouve um discurso, que nem te disse nem sim, e nem não.
Com minha esposa descobri que dividas são dividas, e problemas são problemas.
Conheci um homem riquíssimo não tinha dividas, tinha muito dinheiro mais não tinha saúde , pois o câncer em seu pulmão o impedia de correr andar e respirar, tenho certeza que ele trocaria facilmente de posição comigo, mais que eu jamais eu trocaria a minha posição com a dele...
O simples é aquele que descobre que é rico quando o mundo o mundo diz que ele é pobre...
O simples pode também ser rico e possuir dinheiro, pois o dinheiro não o torna melhor que outra pessoa apenas o coloca em melhores possibilidades, tive o prazer de conhecer um homem rico de posses materiais , que durante muito tempo viajou para conhecer o pais e suas belezas, mas descobriu sua maior riqueza ao construir um orfanato.
Pois era sua parada obrigatória e diária, sua visita a aquelas crianças que acolheu como filhos, deixava de jantar em restaurantes renomados de SP, para jantar com seus filhos de alma, depois da janta virava uma criança a rolar no chão com as crianças, quando eu digo rolar é literalmente rolar no chão, brincava virava cavalo de todos eles , depois ia dormir, aquela família que ele adotou, também o adotou.
Onde esta o teu tesouro esta teu coração disse Jesus...
Saia da complicação seja simples...
Eis a primeira proposta de Jesus ou o primeiro degrau...
E possua o céu dentro de você mesmo estando ainda na terra…



Nenhum comentário:

Postar um comentário