segunda-feira, 4 de junho de 2012

Reeducação e Ressocialização é caridade.




Quando paramos para pensar sobre a realidade que nos cerca olhamos as pessoas entendemos afirmações de André Luiz " Você esta no lugar certo e no momento exato".
Chamava a atenção de minha esposa quando fazia uma comparação e analise da ação divina em nós.
E via pelo que o mundo chama de " coincidência ", pessoas de sua mesma faixa etária que moram no mesmo edifício, ou que de alguma forma passou pela vida dela e que tive conhecimento.
No primeiro andar encontra-se um individuo que nutre uma natural antipatia entre ambos, mas com uma deficiência de locomoção parecida com a dela, na mesma perna, no segundo andar um amigo que a simpatia entre as famílias são grande que parece uma, em decorrência de um acidente automobilístico desenvolve um problema na mesma perna, e seu ex esposo perde os movimentos das pernas por motivo de assalto.
Então em um ciclo menor entendemos ou concluímos pela ótica da causa e do efeito, embora não seja evidente a causa, podemos entender pelo efeito que há uma reprodução talvez em outros ou mesmo tivermos de uma reaproximação coletiva para resgate como efeito das leis divinas e um aprendizado que representa a missão maior de todos nós a sermos matriculados nas escolas que são os mundos em que vivemos.
Se funciona assim no condomínio, isso se estende pelo bairro, cidade, pais, mundo.
Estamos de certa forma imantada ao mundo pelas tendências, e necessidades de aprendizado, de certa forma estamos em uma escola chamada terra na classe de aprendizado que reflete nosso estagio evolutivo.
Como afirma o grande pedagogo Paulo Freire "Onde quer que haja homens e mulheres há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender".
Fato que precisamos apreender, o aprendizado  nos eleva a Deus se processa através da pedagogia do amor ou através da pedagogia da dor, sendo assim é que onde o amor ausenta-se a dor apresenta-se para o toque do despertar, se queremos extirpar a dor de nosso presente e nosso futuro, temos que inserir o amor agora em nossas Vidas...
Estando encarnados somos seres, pessoas, indivíduos em processo de educação, e do ponto de vista da pedagogia espírita como assevera os Espíritos a Allan Kardec é um conjunto de hábitos adquiridos, precisamos então adquirir o habito de pensar bem e pensar com amor para que nossos hábitos de agir com amor para que possamos extirpar a dor e renovar a atmosfera espiritual do mundo.
Quando inserimos o amor em nossa ótica, nosso olhar e responsabilidade conosco e com o mundo se dilata, e o nosso mundo se expande propiciando-nos uma visão de cidadão do universo, e ação do amor não se expressa pelo pieguismos, mas pela ação inteligente através da promoção social.
A promoção de um individuo se faz através do saber, que é a conseqüência do estimulo da inteligência que gera a educação e chega ao seu ápice com a sabedoria.
Então passamos a ver no outro o nosso irmão e a necessidade de ajudá-lo, de estimulá-lo ao certo ao amor, e para isso precisamos muito mais que desejar para o outro o que melhor desejamos para nós e para os nossos, e nivelamos o nosso sentir dilatando nossa família.
Este conceito de igualdade de possibilidades que temos podem ser também a de nossos irmãos.
Já que reconhecidos em nós como cidadãos, escolhemos nossos lideres pela capacidade de gerir a sociedade promovendo-a, diferente dos Judeus que recusaram Jesus como seu Messias, por que ele não era o Messias político que legariam aquela nação o poder temporal, nós aceitamos Jesus como nosso "Guia e Modelo", mas estamos sempre elegendo salvadores de nossa Pátria, esquecemos ou não entendemos ainda que as decisões políticas tomadas por nossos representantes representam nossa vontade soberana.
Se há descaso para conosco é porque temos feito escolha errada, de que devemos sim investigar a vida política, seus projetos para que vise o bem de nossa família, descobrir o papel de um vereador, saber e termos a convicção em que vamos votar, e participar de todo o processo de sua gestão cobrando-os, educação Para nós e nossos filhos e todos os filhos de nossa família bairro, família cidade, família estado e família País.
Pois é falta de humanidade colocar alguém que cometeu um crime em jaula como se fossem animais, dando-lhes tempo de odiar e magoar-se com a sociedade, precisamos mais do que tirar do convívio social por um período, precisamos descobrir e entender as causas que levaram o individuo cometer um crime e tratar como doente, e acima de tudo ocupar-lhes as mãos, pois o trabalho é valiosa terapia, ou seja, todo individuo declarado criminoso por um juiz de direito, que seja decretado sua prisão por tempo determinado, e entendido pela lei, ele deve ser tratado como pessoa e não enjaulados, pois se entendemos que nem o animal tem vida quando tirado em seu ciclo de vida, imagina um ser humano, racional.
Os presídios ou centros de detenção deve ser um lugar sócio re-educativos, onde se ensina o individuo a conviver em sociedade e voltar para ela com a dignidade, mesmo assim isso é um paliativo um analgésico para nossas dores, pois se estamos reeducando é porque falhamos, no ponto de vista de educar gerando ou propiciando ou mesmo permitindo a conquista de hábitos saudáveis.
Pois quando estigmatizamos indivíduos pelo crime que cometeu e negamos-lhes a oportunidade de voltar à sociedade e ser produtivo e construtivo no mundo que almejamos que é o mundo de amor.
Hoje com o desenvolvimento e disseminação da internet, e o crescimento das redes sociais podemos protestar, discordar, sugerir e cobrar de nossos representantes o compromisso social com que abraçaram em suas campanhas.
Vamos construir o mundo novo partindo de conceitos novos, que é o amor...
Como homens temos que contribuir como homens sociais, e assim de forma política sem que haja a necessidade de um Partido Espírita, ou que votemos em indivíduos declaradamente Espíritas, mas que tenha a promoção da sociedade como projeto de vida e ação, pois terá, sendo ou não Cristão, sendo ou não Espírita e até mesmo sendo Declaradamente Ateu, pois isso é dar a César o que é de César, ou seja, dar a nossa contribuição humana para o mundo, e dar a Deus o que é de Deus, é olhar e ver o mundo com amor e em nome dele.
Pois se estamos matriculados em um mundo de expiação e provas é que somos todos reeducando, nos re-socializando para vivermos como cidadãos do universo que somos caridosamente acolhidos por Jesus e seus mensageiros que ensina-nos estimulando a amar, e acima de tudo confiando sempre que iremos amar.
Como diz a musica de Ante o Crime de Tarcísio Lima: " Perdoe sempre outra vez onde a voz do crime ecoe. Há quem faça o que você já fez, por ser ainda o que você já foi.
Vamos lá mãos a obra, ame agora, para que a dor não te convide amanhã a amar.
Como nos ensina-nos a doutrina espírita: Somos responsáveis pelo bem que deixamos de fazer e pelo mal decorrente do bem não praticado.
Ricardo de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário