terça-feira, 11 de setembro de 2012

Espiritismo uma opção de: Entender, Sentir e Viver

Muito comum a tentativa conservadora do individuo ante o novo.
Por isso é muito comum a interpretação do novo utilizando-se do velho como medida e ponto de partida para comparação.
Por isso é compreensivel a comparação do Espiritismo á Religião, por não compreender a possibilidade na percepção do novo, foi feito esta comparação que durante algum tempo de superficialidade deste entendimento foi aceita como valida, mas com o aprofundar do entendimento do espiritismo, de sua finalidade e possibilidades no mundo individual e no mundo formado pelo coletivo, descobrimos no amago os passos que sucedem o estudo que são o entender, o sentir e o viver...
Ponto a ponto a doutrina dos Espíritos  nos oferece a possibilidade de entendimento, de porque estou aqui, para que estou aqui , levando-me através de minhas tendencias e aquisições, entender naturalmente, porque e o que das pessoas que se encontram a nossa volta, o que e como podem nos ensinar e assim aprender, entender a sociedade na qual estou inserido, e o que ela me proporciona, e em cada possibilidade unica, de desenvolvimento individual, e a possibilidade de impulsionar o crescimento coletivo.
Nos facilita entender as leis divinas que presidem o universo visivel e invisivel a nossa volta, e a reciprocidadade através da lei de sintonia, algo intenso que nos conduz a buscar mais e mais entendimento.
Racionalmente somos conviados a amar e descobrimos lentamente a beleza inesgotavel do sentir...
Quando a razão nos ensinou a ver o mundo pela NOVA óptica, passamos sentir a sociedade como parte de nós, e sentir o outro como nosso irmão, e esse sentido dilatado nos faz sentir parte de um todo, mergulhado no divino , e sentir o divino em nós e agindo por nós...
Tudo da natureza reflete Deus...
O outro deixa de ser o trabalho que me propus a cumprir, ou o trabalho caritativo que vai acelerar minha cura  ou vai pagar minha divida, em um equivocado desejo de barganha com Deus, trocar pelo que me levou buscar-lo...
E assim no outro eu vejo e sinto como meu irmão, e vou em busca dele para sentir o pulsar do seu coração, para olhar em seus olhos e dizer :
Levante e ande, te apoio para afirmar suas pernas...
Agora ande e salte , siga para frente você pode você deve , você consegue...
O sentir nos leva ao encontro do outro não por  obrigação, o sentir nos leva ao outro para um prazeiro encontro.
Sem que percebamos estamos vivendo em um mundo novo dentro de nós, e que quando olhamos tudo mudou, por que eu mudei...
Ai o Espirita se descobre cidadão do universo a construir a cidadania no mundo.
Ser Espirita passa então ser o sinonimo de um individuo que entendeu a sua condição de humano humanizador que conduz pelo exemplo seus irmãos ao amor...
Por isso afirmo ...
Espiritismo uma opção de :
Entender, sentir e viver!




Nenhum comentário:

Postar um comentário